Conheça o passo a passo de como construir piscina de vinil | Renova Piscinas

Você com certeza deve estar pensando como é o processo de construção de piscinas.

Devido a muitas dúvidas sobre o assunto resolvemos fazer um passo a passo de como é o processo de construção piscina de vinil

Então, se quiser saber tudo sobre a construção de uma piscina de vinil, leia esse artigo e saiba como fazer o passo a passo.

CONSTRUÇÃO PISCINA DE VINIL PASSO A PASSO

Antes de iniciar a construção piscina de vinil, você precisa saber exatamente as etapas do projeto que devem ser respeitadas e realizadas individualmente.

Por isso, para começar teremos que respeitar os estágios da construção piscina de vinil  direcionando os esforços para cada uma esteja finalizada para iniciar a próxima.

1º Passo: ESCOLHA DO LOCAL DA PISCINA

Nesta primeira etapa, é o momento mais importante na construção piscina de vinil, é a hora de escolher o lugar onde a piscina será construída. Após escolher o local, você deve fazer a marcação no chão, exatamente no tamanho e no formato que você espera que a piscina de vinil tenha.

Agora você precisará analisar se o local escolhido comporta a piscina para a construção piscina de vinil, a casa de máquinas e demais equipamentos externos que possam fazer parte do projeto (escadas, motos de neve, mesas e cadeiras, etc.).

2º Passo: ESCAVAÇÃO DO LOCAL DA PISCINA

O segundo passo da construção piscina de vinil é a escavação e tem por necessidade ser feita no formato e na profundidade correta para o tamanho esperado da piscina de vinil.

Considerar fatores como cadeiras de praia, hidromassagens, motos de neve, escadas, etc. Isso é fundamental para que a escavação seja completa e adequada.

Ainda nesta segunda fase da construção piscina de vinil, devemos preparar o fundo da piscina de vinil, ou seja, o solo e as paredes que sustentarão a piscina e o volume de água nela. Cuidar da profundidade e da melhor forma que ela será são os pilares para ter sucesso nesta etapa da construção.

A perfuração na construção piscina de vinil deve ser feita com saliências de 30 cm em todos os lados da piscina. Caso esqueça deste espaço, você precisará mudar o tamanho da piscina de vinil para conseguir instalar os componentes de encanamento.

É comum o uso de auxiliares de medidas para determinar a altura exata da piscina a ser construída.

A casa das máquinas é normalmente cavada a 2 metros da piscina. O espaço deve conter filtros e bombas de piscina e equipamentos adicionais, como aquecimento solar e trocadores de calor e sistemas de desinfecção UV.

Existem duas categorias de escavação, elas podem ser: manuais ou com o auxílio de uma escavadeira. Essa escolha só será feita após a escolha do local e do tamanho da piscina.

3º Passo: PERFURAÇÃO DOS TUBULÕES E PREPARAÇÃO DO PISO E PAREDES PARA PISCINA DE VINIL

Na construção piscina de vinil, os tubulões são peças realizadas de concreto cuja finalidade é transmitir o peso da piscina para o solo de suporte.

Nesta etapa da construção piscina de vinil, constrói-se a estrutura de ferro com cerca de sete centímetros de concreto e já pode começar a bater o piso para seguir para a próxima fase.

Os tubulões serão cheios a medida que o piso é feito. Então, atente-se a cada detalhe.

4º Passo: LEVANTAMENTO DAS PAREDES DA PISCINA DE VINIL

As paredes da piscina de vinil são feitas com blocos perfurados, para dar sustentação é necessário o preenchimento com concreto em toda a extensão da piscina.

A opção por blocos é devido à sua fácil adaptação as condições do solo seja ele arenoso, seco ou úmido.

Já o preenchimento com concreto é para não haver desgaste, o concreto não apodrece com a umidade, nem com o tempo, por esse motivo ele é um componente fundamental.

5º Passo: ENCHIMENTO, CHAPISCO E OS CANTOS DA PISCINA

Após a finalização da estrutura da piscina é feito o preenchimento, as paredes são preparadas para receber o gesso e iniciar o processo de finalização da piscina de vinil.

É importante frisar, antes de instalar o vinil, que o saco de vinil não faz acabamentos arredondados, por isso as piscinas de vinil em sua maioria são quadradas. 

6º Passo: PARTE HIDRÁULICA DA PISCINA

Esta fase da construção piscina de vinil é um momento importante, mas pouco valorizado, neste momento é hora da instalação de dispositivos de retorno, sucção e purga. Esses dispositivos não podem ser colocados em qualquer lugar.

Existem lugares específicos para eles, quer um exemplo? O dreno inferior deve estar localizado próximo ao compartimento do motor.

O tubo deve sempre ser fixado à parede, mas sempre acima do solo. Além de ralos, serão instalados refletores, dispositivos de retorno, aspiradores (cerca de 50 cm da borda da piscina) e ladrões (2 cm da borda da piscina).

Já quando o assunto é tubo de drenagem interno ele deve ser instalado no fundo da piscina (a 40 cm da parede central da piscina).

7º Passo: O REBOCO E A ESCOLHA DO VINIL

Depois de uma estrutura de alvenaria bem construída, com os acessórios instalados, toda a parte hidráulica funcionando e finalizada e com o gesso com 2 cm de altura na piscina.

Está na hora de passar o vinil! Portanto, deixe a superfície bem lisa, assim o resultado será perfeito! O mesmo vale para a casa das máquinas, ou seja, você precisa estar com o acabamento completo e liso para passar o vinil. 

 O revestimento de vinil vai ajudar a manter tudo em seu lugar mesmo depois que a piscina estiver com água. É muito importante você saber que os discos de vinil trabalham com os sacos de vinil, assim ambos tentam manter a estabilidade sem que a estrutura seda.

Bom, agora também você deve ficar atento as extremidades da piscina, caso exista alguma área com curvatura, é importante saber que isso pode deixar o revestimento de vinil mais complexo, necessitando de adaptações para poder finalizar com o perfil de vinil escolhido.

Outro ponto importante é estabelecer os limites da piscina, então no momento do revestimento em vinil, finalize nas limitações de profundidade e comprimento estabelecidas no início.

8º Passo: INSTALAÇÃO DO BOLSÃO DE VINIL NA PISCINA

Para finalizar a construção piscina de vinil com chave de ouro é feita a instalação das bolsas internas. A bolsa é feita de PVC altamente flexível e durável.

Ela ficará no fundo da piscina com uma cobertura específica. Para a instalação da bolsa você deve abrir o vinil no fundo da piscina e fixá-la neste local. Depois desse último e grande detalhe a sua piscina estará pronta para ser enchida!

Piscina de vinil pronta!

Pronto, após esse passo a passo você já pode curtir a sua piscina e aproveitar os dias de sol. Não esqueça de fazer uma manutenção contínua na sua piscina e nem de limpar sempre que der. 

Gostaria de saber mais sobre a construção piscina de vinil? Acesse o site https://renovapiscinas.com.br/.

Adicione O Seu Comentário

Abrir Chat
Faça um orçamento via Whatsapp!
Olá, Podemos te ajudar?